Instalação do Ubuntu e lazarus no virtualbox Parte 2/2

Clique aqui para assistir a parte 1/2

(Link para baixar virtualbox)
(Link para baixar ubuntu)

O que é o VirtualBox ?

VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela empresa Innotek depois comprado pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware. Geralmente usado por desenvolvedores de sistemas, ou profissionais de TI.

O que é o Ubuntu ?

Ubuntu é um sistema operacional (português brasileiro) ou sistema operativo (português europeu) de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber). O Ubuntu diferencia-se do Debian por ter versões lançadas semestralmente, por disponibilizar suporte técnico nos 9 meses seguintes ao lançamento de cada versão (as versões LTS – Long Term Support – para desktop recebem 5 anos de suporte, e para servidor recebem 5 anos de suporte), e pela filosofia em torno de sua concepção. A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído principalmente por software livre. Deve também ser isento de qualquer taxa. Os fãs do Ubuntu são conhecidos como "ubuntistas", "ubunteiros" ou "teros". Atualmente (2015) a página do Ubuntu no Distrowatch é a segunda ou terceira mais acessada [2] , estando tecnicamente empatada com os acessos ao Debian. Com a versão 15.04, o Ubuntu é o terceiro mais acessado, estando na frente o Linux Mint. O Ubuntu já foi apontado como uma das melhores distros para o uso em desktop.[3] Em 8 de julho de 2005, Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd anunciaram a criação da Fundação Ubuntu e providenciaram um suporte inicial de US$ 10 milhões. A finalidade da fundação é garantir apoio e desenvolvimento a todas as versões posteriores à 5.10.

O que é o Lazarus IDE ?

Lázaro é um cross-platform visuais livre ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para desenvolvimento rápido de aplicações (RAD), utilizando o Free Pascal compilador, que suporta dialetos do Object Pascal, em graus variados. Os desenvolvedores de software usam Lazarus para criar consola-código nativo e interface gráfica do usuário (GUI) para aplicações na área de trabalho, e também para dispositivos móveis, aplicações web, serviços web, componentes visuais e bibliotecas de funções (.so, .dll, etc., para utilização por outros programas). O compilador Free Pascal suporta um número de diferentes plataformas, como Mac, Linux e Windows. Lázaro herda três características de seu uso do Free Pascal compilador: compilar e velocidade de execução, e cross-compilação. Os benefícios do compilador Free Pascal a partir da estrutura de linguagem Pascal e os avanços constantes do Pascal projeto de compiladores (que abrange várias décadas) para compilar aplicativos grandes rapidamente, muitas vezes em questão de segundos. Ao compilar programas de referência para as métricas de desempenho, Lázaro produz programas que exibem perto ou desempenho semelhante quando comparado com os mesmos programas escritos em C. Um aplicativo que os desenvolvedores criar usando Lazarus em uma plataforma potencialmente pode compilar e executar em qualquer plataforma para o qual existe um compilador Free Pascal. As advertências habituais das limitações da plataforma alvo aplicar; no entanto, para aplicações desktop uma única fonte pode direcionar Mac, Linux e Windows, geralmente com nenhuma modificação (ou muito pequena modificação). Um exemplo de aplicação é o IDE Lazarus que em si foi criada usando o Lazarus IDE a partir de uma única base de código e está disponível em todas as principais plataformas e também é executado no Raspberry PI.

Compartilhe este vídeo :

Postar um comentário

 
Copyright SoftNil-Sistemas © 2015. APRENDENDO POR VÍDEOS - All Rights Reserved